Home Institucional Graduação Pós Graduação Cursos Livres/Extensão Acadêmico OnLine Contato
 
Teologia

 
 
 
 

Perfil do Egresso

Considerando o disposto no Art. 205 da Constituição da República Federativa do Brasil em que se prevê como objetivo da Educação o pleno desenvolvimento da pessoa, a formação para a convivência cidadã e a qualificação adequada para o trabalho, e o espírito que subjaz ao Art. 43 da LDB, no que diz respeito à Educação Superior, o Curso de Teologia da FAMIPAR se propõe a oferecer o seguinte perfil:


I – Estudioso aplicado da Sagrada Escritura capaz de fazer da mesma um instrumento sapiencial que ilumine os desafios existenciais e gere atitudes maduras e construtivas da vivência da fé.
II – Entendido dos elementos constitutivos da fé cristã, suas doutrinas e dogmas à luz de sua formulação de origem, seu contexto histórico e filosófico, e suas implicações com as culturas, religiões e religiosidade popular.
III – Atento às causas que põem em risco a dignidade humana, defensor dos valores individuais e comunitários, consciente da importância da sexualidade na estrutura da pessoa e da família.
IV – Conhecedor das várias experiências e escolas de espiritualidade, com capacidade de diálogo, respeito e introspecção.
V – Disposto a atuar como agente de transformação social por meio do serviço espiritual, do planejamento e da organização pastoral.
VI - Capacitado para a animação, coordenação, avaliação e adaptação da dimensão litúrgica e sacramental.
VII – Ciente e respeitador das questões jurídicas com sensibilidade pastoral, especialmente no que tange a vivência dos sacramentos e ao zelo pelos bens temporais e eclesiásticos.
VIII – Consciente da complexidade da história humana e eclesiástica e capaz de promover esse conhecimento em benefício da transformação social, política, econômica e religiosa.
IX – Respeitoso da alteridade e da diversidade religiosa, aberto ao diálogo cultural, ecumênico e religioso em benefício da vida e da paz.
X – Aberto ao estudo e aprofundamento de culturas e línguas que possam contribuir com o conhecimento da teologia, a prática do diálogo e a inclusão social.
XI – Capaz de refletir a teologia à luz de sua base filosófica e de comunicar-se com a linguagem própria do universo teológico.
XII – Capaz de contribuir com o debate de idéias no campo acadêmico por meio de uma reflexão teológica aberta e dialógica.
XIII – Capaz de elaborar e executar projetos de pesquisa científica no campo da teologia.

 
FIES PROUNI COLAP CPA Trabalhe Conosco Parceria Links de Interesse
Ir para Home