FAMIPAR DIVULGA O VENCEDOR DO CONCURSO DE DISSERTAÇÃO A VIVÊNCIA DA FÉ EM DOM HELDER CÂMARA

CONCURSO DE DISSERTAÇÃO
A VIVÊNCIA DA FÉ EM DOM HELDER CÂMARA

O Concurso de dissertação: “A vivência da fé em Dom Helder Câmara”, teve seu início no dia 01 de março de 2013 com a divulgação do projeto na Famipar e nas faculdades atendidas pela Pastoral Universitária da Arquediocese de Cascavel.

O objetivo era promover o diálogo e a reflexão sobre a vida e obra de Dom Helder Câmara, com enfoque no modo como ele concebia e vivenciava a fé cristã.

A opção por estudar Dom Helder é que este se apresenta como apoio de uma autêntica vida cristã. Homem de fundamentadas palavras e exemplo de vida, exerceu sua atividade pastoral junto aos pobres e miseráveis, depositando nos cristãos a esperança da superação do grande abismo que separa ricos e pobres. Seu modo de pensar e agir ganhou repercussão fora do país, a ponto de ser, na sua época, um dos poucos brasileiros conhecidos internacionalmente.

Uma vez que a miséria ainda se faz presente na sociedade, estudar Dom Hélder é abrir possibilidade de uma leitura social a partir do pobre e contribuir na compreensão e na superação deste fator.

O concurso teve como gestor o Professor Emerson Detoni. Inscreveram-se 10 alunos de diferentes faculdades da cidade de Cascavel (CESUMAR, FAMIPAR, UNIOESTE, UNIPAR, UNIVEL). Destes, 04 protocolaram, junto a Secretaria da FAMIPAR, suas dissertações. A saber: Antonio Marcos Godoy de Almeida, Maricélia Aparecida Nurmberg, Talita Monteiro, Vanildo de Jesus Nascimento.

As dissertações foram avaliadas por uma comissão de professores indicada pela Direção da Famipar.
O ganhador foi o acadêmico VANILDO DE JESUS NASCIMENTO. O qual receberá um pacote de viagem para a cidade de Recife-PR e um valor em dinheiro na quantia equivalente a R$ 1.000,00.

Nossa gratidão a todos os acadêmicos que participaram e contribuíram com sua reflexão e capacidade crítica e redacional, resgatando a pessoa e as ideias de Dom Helder. Ao setor de pesquisa da Famipar e aos professores da comissão julgadora. E de modo todo especial a Edlamar Oliveira Acloque pelo carinho e interesse para com Dom Helder e o patrocínio para execução do projeto.

Emerson  Detoni
Professor gestor