Aluna faz discurso de encerramento em Certificação da 12º turma do Curso Livre de “Inteligência Espiritual”

No dia 30 de Agosto de 2014 ás 19h:30min, aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Cascavel, a certificação da 12º turma do Curso Livre de “Inteligência Espiritual”, na qual a formanda e oradora: Lillian Fernanda Gonsalez concluio com se expressando com muita emoção o discurso abaixo. A FAMIPAR fica lisonjeada por mais está etapa concluída e convida a todos para a segunda etapa no Curso de “A reconstrução do EU”.

> Discurso de Encerramento <

Não sei exatamente como cada um iniciou esse curso, alguns por indicação, outros para acompanhar um amigo, ou apenas por curiosidade mesmo, mas o que eu sei é que a maioria de nós chegou aqui sabendo muito pouco a respeito do curso, ou quase nada, acreditando que seria bom, buscando suprir a necessidade de conhecer, aprender, melhorar.
Durante esse tempo aprendemos muitas coisas, uma delas o significado desse título misterioso “Inteligência Espiritual”.
Diria que fizemos uma viagem profunda ao mais íntimo do nosso ser, descobrimos que temos máscaras, sombras, que somos nós mesmos que criamos nossas próprias ansiedades, nossas tristezas, os julgamentos, entre tantas outras coisas que poderíamos evitar, e que iremos evitar na medida do possível.
Aprendemos que olhar para o outro, não significa julgar, mas se colocar no lugar do outro e compreender, deixa-lo ser livre até mesmo de nossas próprias expectativas. Ter compaixão, não dó, ou pena, mas compaixão, amor pelo próximo.
Descobrimos que os dias devem ser vividos por inteiro, praticamos a arte de parar, respirar fundo, contemplar, e viver o momento presente, o aqui e agora com simplicidade. E que toda manhã ao acordamos devemos ter um coração agradecido porque isso é o que vai nos levar para frente, nos impulsionar. Porque o dia de hoje é único e maravilhoso, e nunca haverá um outro dia como esse, e talvez nem haja um outro momento melhor do que esse.
Então aproveitamos o momento de agora para estarmos plenamente conscientes de nós mesmos, despertos. Praticando uma arte chamada a arte do parar e prestar atenção, ser.
Aprendemos também um pouquinho sobre o vasto universo que é a nossa mente. O quanto somos responsáveis pelas coisas que atraímos para a nossa vida com os nossos próprios pensamentos. Temos o poder em nós de criar todo um universo ao nosso redor e precisamos escolher aquilo que criamos. Utilizar a nossa mente a nosso favor e não contra nós, ter pensamentos positivos, crer em coisas que nos levem para frente, que nos façam crescer. Sabemos que essa não é uma tarefa simples porque temos muitas crenças negativas e na maioria das vezes responsabilizamos o outro pelo nosso fracasso, nossa tristeza. Mas devemos manter em mente que somos sempre os maiores responsáveis por tudo aquilo que acontece de bom e de ruim.
Observamos ainda, um pouco mais de perto o mistério da morte, a morte física e aquelas mortes que encontramos em nosso dia-a-dia. O quanto é importante termos sabedoria para aceitar os fatos da vida e conviver com as mudanças, nos adaptar às novas situações, viver em paz com todas essas coisas, deixar a vida fluir.
Desde o início falamos sobre a escala de motivações, um parâmetro que nos coloca entre + 8 iluminação, e -8 despersonalização. Nos assustamos ao constatar que permanecer no lado positivo da tabela não é nada fácil, não é pra qualquer um. Em primeiro lugar é preciso deixar de lado o orgulho, porque afinal tudo é vaidade. E depois acreditar que sim, é perfeitamente possível chegar bem perto desse estado tão desejado de iluminação, se quisermos de verdade e trabalharmos duro para isso.
E ao entender um pouquinho sobre essa escala vem o velho ditado, quanto mais alto se vai maior é o tombo. Então com cautela, um passo de cada vez, aos poucos você vai subindo os degraus acreditando em você mesmo e no seu potencial.
Um ano se passou, hoje estamos aqui para nos despedir, despedir não, mas dizer um até logo, até breve, desejando que os nossos caminhos sejam iluminados com os novos aprendizados e que consigamos colocar em prática tudo o que estudamos, aquilo que nos foi ensinado por professores e alunos. Fica na nossa memória um pouquinho de cada um, afinal todos foram muito importantes para o crescimento e desenvolvimento individual, pois durante o curso já colocávamos em prática as teorias de sala de aula.
Gostaríamos de deixar aqui também o nosso imenso agradecimento a todos os mestres que num ato de servir nos ensinaram expondo seus conhecimentos e as suas histórias de vida. Levaremos cada um de vocês como um precioso tijolo, com a sua importante função de nos ajudar na nossa edificação. Nosso muito obrigado aos mestres!
E encerro esse discurso dizendo que hoje todos nós temos uma grande certeza, somos todos eternos aprendizes.

Autoria: Fabiola Galina Beleia e Lillian Fernanda Gonsalez
Oradora: Lillian Fernanda Gonsalez

Confira tambem o link para o youtube com a gravação do discurso.