Home Institucional Graduação Pós Graduação Cursos Livres/Extensão Acadêmico OnLine Contato
 
Na construção e busca de um sentido cristão alunos do Curso de Teologia visitam a UOPECCAN  

    
No segundo dia do mês de dezembro, o segundo período do curso de teologia da FAMIPAR, sob a jurisdição do professor Me. Vladimir Cachador da Silva realizou uma visita ao Hospital do câncer UOPECAM – União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer – localizado na cidade de Cascavel, Pr. Na ocasião foi possível conhecer o dinamismo de trabalho da instituição, como também as estruturas do mesmo com o auxílio da senhora Gladys e Iria, ambas diretoras do hospital, em seus respectivos setores.
Na ocasião, fora ministrado uma palestra, na qual conhecemos a ética de trabalho do local, a sua missão, que é atender com humanismo e competência a população, em todos os aspectos relativos ao câncer, ou seja, a sua prevenção, diagnóstico, tratamento, estudos e pesquisas. A Instituição visa, segundo Gladys, “ser um moderno centro de referência no tratamento do câncer adulto e infanto-juvenil, e busca sempre empregar recursos terapêuticos avançados para a obtenção de maiores índices de cura e qualidade de vida”.
Todos os profissionais da instituição tem sempre presente em suas vidas e atuação profissional, que o UOPECAM tem alguns valores na sua estrutura que devem ser observados para que a vida humana seja salvaguardada em todas as suas dimensões, a saber: a Ética, o profissionalismo, a transparência; o acolhimento e o cuidado integral dos pacientes e seus familiares; o hospital como multiplicador e disseminador de conhecimentos especializados sobre o câncer; a valorização dos recursos humanos e por fim o respeito, comprometimento e a honestidade para com o paciente e igualmente para com os mantenedores.
Esta visita foi de suma importância para a minha experiência pessoal, uma vez que, passei a conhecer com sagacidade a vida e missão do hospital, sua competência e responsabilidade para com o paciente portador em seus diversos estágios do câncer, uma doença de alta gravidade que assola a vida de muitas pessoas, em especial no Oeste paranaense, que devem ser cuidadas, não somente fisicamente, mas psíquico, social e espiritualmente.
Também visitamos um belo trabalho realizado por pessoas voluntárias, ou seja, o núcleo solidário, que é uma estrutura física anexa ao Complexo Hospitalar e Casa de Apoio, onde está localizada a sede da Legião Feminina de Combate ao Câncer - LFCC e onde são desenvolvidas atividades que compreendem ações integradas e complementares aos pacientes e seus familiares, onde tem roupas, calçados e necessidades, enfim, produtos que ajudam os pacientes e seus familiares se manterem no período de tratamento. A casa de apoio acolhe os pacientes de tratamento mais intensivos que diariamente precisam frequentar o hospital, e também os familiares que não tem lugar, ou condições econômicas para ficar em outros espaços privados da cidade.
O UOPECAM, conta com uma excelente estrutura moderna e ampla, somando dez mil metros quadrados. A média de atendimento por mês é de 9.000 pacientes. Embora, a saúde moderna se encontre em certa ‘crise’, pode-se dizer que a instituição que visitamos é uma das poucas que se destaca, em virtude da sua preocupação não somente com o paciente, mas com a pessoa, pois é realizado pelo hospital, vários trabalhos de prevenção do câncer. Assim, a preocupação não é ter pacientes para que se tenha rendimento econômico, mas é justamente a qualidade de vida que deve ser melhorada. Contudo, a saúde para o UOPECAM, não é apenas a ausência de doença, mas um completo estado de bem-estar físico, psíquico e social.
 
Creditos: Jean Aparecido Zanelatto 
 

 
FIES PROUNI COLAP CPA Trabalhe Conosco Parceria Links de Interesse
Ir para Home